Logo OPA - nova

Governo do Amazonas foca no reassentamento das famílias da Comunidade da Sharp através do Prosamin+

Governo do Amazonas foca no reassentamento das famílias da Comunidade da Sharp através do Prosamin+

Compartilhe esta notícia!

O Governo do Amazonas dará prioridade ao reassentamento de 329 famílias que vivem em áreas de risco na Comunidade da Sharp, localizada no bairro Armando Mendes, zona leste, por meio do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Na última terça-feira (04/03), 103 famílias tiveram suas casas alagadas devido à forte chuva, que causou estragos em diversas partes da cidade.

O Prosamin+ é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Já foram reassentadas 1.397 famílias da área, e ainda restam cerca de mil para serem realocadas à medida que as obras avançam.

O anúncio foi feito pelo secretário da Sedurb, Marcellus Campelo, que esteve na comunidade na quinta-feira (06/03), acompanhando as ações das equipes da UGPE. Campelo destacou que a UGPE iniciou os procedimentos para o reassentamento das famílias junto à Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab). “As famílias receberão a bolsa moradia transitória ou outra solução habitacional de acordo com o perfil de cada uma”, explicou.

O Governo do Amazonas formou uma força-tarefa para atender as famílias afetadas, reunindo equipes da UGPE, Sedurb, Suhab, Defesa Civil, e das secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Assistência Social (Seas).

“O governador Wilson Lima determinou que avançássemos no reassentamento dessas famílias que ainda estão em áreas vulneráveis. Neste momento, 329 famílias serão imediatamente reassentadas, com a abertura de seus processos junto à Suhab, para seguirmos com o reassentamento pelo Prosamin+”, afirmou Campelo.

Em março de 2023, 111 milímetros de chuva causaram alagamentos que afetaram mais de 450 famílias na localidade. Já na última terça-feira, registraram-se 158 milímetros de chuva em apenas um dia, atingindo 39 famílias, que já foram atendidas.

“Isso demonstra o trabalho que temos feito ao longo do tempo, com mais de 1,3 mil famílias já reassentadas da Comunidade da Sharp, o que diminuiu o impacto das chuvas de terça-feira. O objetivo é que nenhuma família seja afetada, por isso seguimos trabalhando para realocar mais pessoas”, reforçou o secretário.

Suporte

Durante a visita às famílias na Comunidade da Sharp, Marcellus conversou com diversos moradores e explicou as ações do Prosamin+. Entre eles, estavam o barbeiro Júnior Mazon, 43, e o motorista de aplicativo Francisco das Chagas Nunes Mariano, 63.

“A presença do secretário na comunidade e o anúncio de que vamos sair nos deixa mais tranquilos e renova nossas esperanças”, afirmou Júnior Mazon, que vive na Comunidade da Sharp com a esposa e os cinco filhos.

“Cada vez que aconteciam ocorrências como a de terça-feira, as nossas esperanças de sair daqui ficavam mais distantes. Mas com a vinda do secretário e a certeza de que agora vamos sair, nossas esperanças se renovam. Com a graça de Deus, eu e meus vizinhos vamos para um lugar mais seguro e digno”, disse Francisco Mariano.

Atendimento

As 39 famílias que tiveram suas casas alagadas pela chuva de terça-feira foram abrigadas na escola municipal Rui Barbosa Lima, no bairro Armando Mendes. Outras 64 famílias receberam atendimento emergencial ao longo de quarta-feira (05/03), totalizando 103 famílias assistidas pela força-tarefa do Governo do Estado. A UGPE, em parceria com a Suhab, realizou o levantamento das famílias afetadas, priorizando aquelas já cadastradas no banco de dados do Prosamin+.

Desde 2019, o Governo do Estado reassentou mais de 2,8 mil famílias que viviam em áreas alagadas nas comunidades da Sharp, zona leste, e Manaus 2000, zona sul, por meio do Prosamin+, além de um trecho entre as avenidas Silves e Maués, onde ocorrem obras complementares ao Prosamin III.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas