Logo OPA - nova

Governo do Amazonas incentiva uso de resíduos de peixe na produção de novos alimentos

Governo do Amazonas incentiva uso de resíduos de peixe na produção de novos alimentos

Compartilhe esta notícia!

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), desenvolveu uma ação sustentável durante o Feirão do Pescado – edição Semana Santa, com a proposta de reaproveitar aparas e espinhas de peixes comercializados nos três pontos de venda da capital.

A iniciativa, voltada ao aproveitamento integral do pescado, foi conduzida por uma equipe técnica da ADS, que apresentou ao público o processo de transformação dos resíduos em novos alimentos, como picadinho de peixe e outras receitas criativas com alto valor nutricional.

Segundo a engenheira de pesca Eveli Cristiane dos Santos, da ADS, o projeto reforça o compromisso da agência com a sustentabilidade.
“Implementamos essa ação nas feiras para mostrar que há alternativas viáveis e nutritivas para o aproveitamento da proteína do peixe. A partir das aparas e espinhas, conseguimos produzir picadinho, hambúrguer, quibe e bolinhos de peixe”, destacou.

Além de estimular o consumo consciente e reduzir o desperdício, o projeto também visa capacitar comunidades para o reaproveitamento do pescado. Um dos focos é a formação de merendeiras da rede estadual de ensino, promovendo uma alimentação mais saudável e sustentável nas escolas.

Feirão do Pescado 2025

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da ADS, o Feirão do Pescado 2025 aconteceu até sexta-feira (18/04), com atendimento em três locais estratégicos de Manaus: Arena Amadeu Teixeira (zona centro-sul), Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (zona norte) e Centro Cultural Povos da Amazônia (zona sul).

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas