O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), desenvolveu uma ação sustentável durante o Feirão do Pescado – edição Semana Santa, com a proposta de reaproveitar aparas e espinhas de peixes comercializados nos três pontos de venda da capital.
A iniciativa, voltada ao aproveitamento integral do pescado, foi conduzida por uma equipe técnica da ADS, que apresentou ao público o processo de transformação dos resíduos em novos alimentos, como picadinho de peixe e outras receitas criativas com alto valor nutricional.
Segundo a engenheira de pesca Eveli Cristiane dos Santos, da ADS, o projeto reforça o compromisso da agência com a sustentabilidade.
“Implementamos essa ação nas feiras para mostrar que há alternativas viáveis e nutritivas para o aproveitamento da proteína do peixe. A partir das aparas e espinhas, conseguimos produzir picadinho, hambúrguer, quibe e bolinhos de peixe”, destacou.
Além de estimular o consumo consciente e reduzir o desperdício, o projeto também visa capacitar comunidades para o reaproveitamento do pescado. Um dos focos é a formação de merendeiras da rede estadual de ensino, promovendo uma alimentação mais saudável e sustentável nas escolas.
Feirão do Pescado 2025
Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da ADS, o Feirão do Pescado 2025 aconteceu até sexta-feira (18/04), com atendimento em três locais estratégicos de Manaus: Arena Amadeu Teixeira (zona centro-sul), Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (zona norte) e Centro Cultural Povos da Amazônia (zona sul).