Logo OPA - nova

Governo do Amazonas inicia debates para elaborar o Plano Estadual de Mudanças Climáticas

Governo do Amazonas inicia debates para elaborar o Plano Estadual de Mudanças Climáticas

Compartilhe esta notícia!

Nesta quinta-feira (30/11), representantes de diversos órgãos do Governo do Amazonas se reuniram na sede da Defesa Civil do Estado para discutir a elaboração do Plano Estadual de Mudanças Climáticas. O encontro teve como foco a necessidade de consolidar ações voltadas para o monitoramento e controle da qualidade do ar, além de outras iniciativas no combate às mudanças climáticas.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, embora já existam planos individuais em andamento, a criação de um plano formal se tornou essencial com a criação do Comitê Permanente de Mudanças Climáticas pelo governador Wilson Lima, envolvendo 33 secretarias e órgãos estaduais. A ideia é centralizar as informações e integrar os esforços de diferentes áreas.

O principal objetivo do encontro foi ouvir sugestões para definir o melhor modelo institucional, visando fortalecer a governança e aprimorar a colaboração entre os órgãos envolvidos. Entre os tópicos discutidos, destacaram-se questões como qualidade do ar, desmatamento, prevenção e combate às queimadas, além de estratégias para mitigar e adaptar os impactos ambientais.

“A Defesa Civil do Estado está comprometida em contribuir para a construção desse plano, garantindo que tenhamos uma estrutura eficiente para respostas rápidas e eficazes diante dos desafios climáticos que enfrentamos no Amazonas”, afirmou o secretário adjunto de operações da Defesa Civil, coronel Adson Ferreira.

A iniciativa integra o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ) e visa estabelecer um plano abrangente para o enfrentamento das mudanças climáticas. O projeto contará com várias câmaras técnicas, cada uma focada em um eixo específico de atuação.

“Cada órgão já desenvolve ações voltadas para a mitigação das mudanças climáticas dentro de suas competências. A proposta é reunir essas ações em um plano tático, facilitando a operacionalização integrada das atividades e fortalecendo as frentes de trabalho, para melhorar cada vez mais a resposta da população diante dos eventos climáticos extremos”, explicou a secretária adjunta de gestão Ambiental da Sema, Fabrícia Arruda.

Atualmente, diversos órgãos já estão engajados em ações voltadas para o tema, mas o grande desafio é organizar e integrar esses esforços para garantir maior eficiência e agilidade nas respostas do Estado frente às mudanças climáticas. O que foi discutido no encontro será consolidado em um documento que servirá de base para os próximos passos na construção do plano estadual.

O evento contou com a presença de técnicos da Defesa Civil do Amazonas, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Secretaria de Produção Rural (Sepror), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), além da Defesa Civil de Manaus e da Sema do município de Silves.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas