O Governo do Amazonas adquiriu, nesta segunda-feira (10/02), mais de duas toneladas de alimentos da agricultura familiar indígena em São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus). A compra faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade indígena, uma iniciativa do Governo Federal executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror).
Segundo o secretário da Sepror, Daniel Borges, tanto o PAA tradicional quanto o indígena são programas que valorizam diversos setores do setor primário, como pesca, piscicultura, agricultura, avicultura e pecuária, com a aquisição de alimentos diretamente de produtores rurais por um preço justo.
“Atendendo à determinação do governador Wilson Lima, estamos adquirindo alimentos da agricultura familiar, tanto tradicional quanto indígena, no Amazonas. Esses produtos são entregues nas próprias localidades onde foram adquiridos, beneficiando entidades socioassistenciais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional”, explicou Borges.
Os produtos foram adquiridos de 11 agricultores familiares da etnia Tikuna, nas comunidades indígenas de São Domingo II e Santa Inês, localizadas a cerca de 43 km da sede do município, às margens do rio Solimões.
O investimento total foi superior a R$ 30 mil, destinados à compra de açaí, banana, limão, macaxeira e farinha de mandioca. A ação contou com a colaboração do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e da prefeitura local.
Os alimentos foram entregues à Associação Indígena Magüta Tikuna Urbanizado de São Paulo de Olivença e serão distribuídos em escolas municipais e estaduais, casas de saúde indígenas, igrejas e Unidades Básicas de Saúde (UBS).