Logo OPA - nova

Governo do Amazonas realiza ações socioambientais, de direitos humanos e cidadania em Iranduba

Governo do Amazonas realiza ações socioambientais, de direitos humanos e cidadania em Iranduba

Compartilhe esta notícia!

O Governo do Amazonas realizará em Iranduba (a 27 km de Manaus), nos dias 16 e 17 de outubro, uma série de ações voltadas para o meio ambiente, cidadania e direitos humanos. O evento contará com a participação de várias secretarias e órgãos, como a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), serão disponibilizados serviços de assistência social e cidadania à população local, além de oficinas de capacitação e palestras. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 16h, na Escola Estadual Cecília Carneiro de Oliveira, localizada na avenida Amazonas.

A programação inclui atividades voltadas ao combate à violência contra a mulher, com o apoio da UGPE e da Sejusc, dentro do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). “São ações que fazem parte da Política de Gênero e Diversidade do Prosamin+, com R$ 2,4 milhões destinados ao fortalecimento das iniciativas da Sejusc”, destacou o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.

De acordo com Lilian Gomes, secretária executiva de Políticas para as Mulheres, as atividades incluem a capacitação sobre o protocolo “Não é Não”, além de serviços de apoio social, psicológico e jurídico.

Outros serviços disponíveis incluem cursos de maquiagem e artesanato, emissão de documentos, como declaração de hipossuficiência para Registro Civil de Nascimento ou casamento, regularização de CPF, além de atividades educativas para crianças e adolescentes.

Para pessoas com deficiência, serão oferecidas orientações jurídicas e emissão de carteiras de identificação, como a da pessoa com deficiência (CiPcD) e do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Em parceria com o Unicef, também serão promovidas palestras sobre reaproveitamento da água, educação ambiental e mudanças climáticas, além de oficinas sobre produção de sabão a partir de óleo de cozinha e a entrega de kits ecológicos.

O Idam participará com palestras sobre bioinsumos e agroecologia, além de promover a troca de mudas e sementes, exposição de meliponicultura e venda de produtos orgânicos e convencionais.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas