Nesta quinta-feira (13/6), em Manaquiri, localizado a 60 quilômetros da capital, 35 pescadores artesanais e agricultores familiares foram beneficiados com o repasse de R$ 1,5 milhão em crédito rural, além da emissão de 61 documentos relacionados às atividades do setor primário. A iniciativa foi promovida pelo Governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
Os recursos, resultado de projetos de crédito elaborados pelo Idam e aprovados pela Afeam, serão utilizados na aquisição de equipamentos como 23 motores HP, um motor Yamaha, dez canoas de alumínio, um braço mecânico, uma bomba de borrifador motorizado, e dois apetrechos de pesca, visando modernizar a produção rural local.
Além disso, foi entregue um cheque de R$ 20 mil para custeio das atividades rurais no município.
Durante o evento, a diretora-técnica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Idam, Nadiele Pacheco, enfatizou a importância da assistência ao produtor rural amazonense, destacando que o setor primário é fundamental para a economia local. “Os produtores beneficiados desempenham um papel crucial, fornecendo alimentos para nossas mesas e impulsionando nossa economia. As políticas públicas estão aqui para promover e melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos nesse segmento”, ressaltou Nadiele.