Logo OPA - nova

Governo do Amazonas sedia a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente para expandir o debate sobre políticas públicas ambientais

Governo do Amazonas sedia a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente para expandir o debate sobre políticas públicas ambientais

Compartilhe esta notícia!

A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA) teve início nesta quarta-feira (12/03) no Amazonas. Organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o evento ocorrerá de 12 a 14 de março no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), com o objetivo de debater propostas, desafios e soluções ambientais específicas para a região Amazônica.

Durante o encontro, serão analisadas 325 propostas que foram elaboradas nas conferências Municipais, Livres e Intermunicipais realizadas entre janeiro e fevereiro deste ano. O evento acontece simultaneamente em diversos estados do país, com o propósito de discutir iniciativas que possam influenciar legislações, programas governamentais e políticas públicas focadas na sustentabilidade e conservação ambiental.

De acordo com a secretária executiva adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, o diálogo será essencial para a criação de políticas públicas.

“O principal objetivo é estabelecer um processo democrático e participativo, envolvendo a sociedade civil, o setor público e o setor privado, para que propostas sejam criadas e contribuam na elaboração de políticas públicas ambientais voltadas para o desenvolvimento sustentável”, destacou.

Das 325 propostas apresentadas, apenas 20 serão selecionadas e levadas para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que ocorrerá de 6 a 9 de maio, em Brasília. As propostas do Amazonas serão integradas às de outros estados que também realizam suas conferências.

“A coordenação executiva, junto com a coordenação nacional da conferência, tem mantido um diálogo constante com o Amazonas. Durante as etapas municipais, tivemos uma participação ativa dos municípios, que contribuíram com quase 400 propostas que serão discutidas”, afirmou Luciana Holanda, representante da coordenação executiva da 5ª CNMA, do Ministério do Meio Ambiente.

Um dos principais focos do evento no Amazonas é a integração das propostas elaboradas por diversos setores do estado, conforme explicou o presidente do Fórum Permanente de Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Amazonas (Fopes), Olavo de Angiolis.

“Estamos localizados em uma área fundamental, no coração da floresta amazônica. A conferência e o debate passam pelos municípios, pois grande parte das demandas vem de lá. Precisamos, enquanto entidades e instituições, nos mobilizar para destacar a importância de manter o meio ambiente equilibrado”, enfatizou.

Sobre a 5ª CNMA

Com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, a 5ª CNMA é organizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). No Amazonas, a agenda é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

A etapa estadual conta com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do TCE-AM e da Escola de Contas Públicas do Tribunal, além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Sebrae, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas