De acordo com o subcomandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel PM Thiago Balbi, em cada edição do programa Governo Presente, a corporação tem demonstrado o trabalho das unidades operacionais dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM) e Especializado (CPE), além de apresentar projetos sociais que estreitam os laços entre a PMAM e a comunidade. Essas iniciativas promovem ações voltadas à cidadania, educação, cuidado com os idosos e prevenção ao uso de drogas.
“O Governo Presente permite à população enxergar um lado mais social da Polícia Militar, destacando seu papel como agente de transformação na vida das pessoas, especialmente dos jovens”, afirmou o coronel.
Na edição realizada neste sábado, a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) apresentou a Terapia Assistida por Cães para 55 pessoas. Este projeto tem como objetivo proporcionar conforto, apoio emocional e bem-estar a pacientes hospitalizados, com foco especial em crianças e adultos em instituições de saúde. A iniciativa, em execução desde o ano passado, vem sendo uma ferramenta eficaz no auxílio à recuperação de pacientes.
A Terapia Assistida com Cães é uma abordagem complementar no tratamento de pacientes, utilizando o contato com cães treinados para promover benefícios emocionais e físicos. Esses animais, certificados para a atividade, têm se mostrado grandes aliados no enfrentamento das adversidades vividas por aqueles em tratamento médico.
Outro destaque foi o projeto desenvolvido pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), uma unidade especializada em escoltas de dignitários, autoridades, celebridades e delegações esportivas. Durante o evento, 60 pessoas participaram de uma ação educativa sobre trânsito, recebendo orientações sobre como lidar com problemas urbanos, prevenir congestionamentos, melhorar a fluidez das vias e cumprir as normas de trânsito. Além disso, condutores e pedestres foram instruídos sobre boas práticas para promover um trânsito mais seguro.