Hospital Francisca Mendes realoca serviços ambulatoriais durante nova fase de obras
As obras de reforma da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), localizada na Cidade Nova, zona norte de Manaus, avançam para uma nova etapa com a revitalização do Ambulatório. A partir de segunda-feira (10/03), os serviços ambulatoriais, laboratoriais e de fisioterapia para adultos e crianças serão realocados para outros espaços dentro do complexo hospitalar.
O serviço de Fisioterapia, incluindo a reabilitação cardíaca pediátrica e adulta, além do ambulatório pediátrico, será transferido para o Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, localizado ao lado da Maternidade Nazira Daou. Já os atendimentos laboratoriais e do ambulatório adulto ocorrerão na recepção da antiga pediatria, no Ambulatório II do hospital.
De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksoud, a reforma do Francisca Mendes integra um amplo projeto de modernização da rede hospitalar promovido pelo governo estadual, garantindo melhorias nas unidades e ampliação dos serviços. Nayara reforça que as obras estão sendo realizadas em etapas para minimizar impactos nos atendimentos: “Nenhum serviço será interrompido, apenas realocado temporariamente dentro do complexo hospitalar até a conclusão das obras”, explicou.
Os atendimentos seguem normalmente de segunda a sexta-feira. Para mais informações, os pacientes podem buscar a recepção do hospital ou entrar em contato pelo e-mail: franciscamendes@saude.am.gov.br.
Reforma e melhorias
A reforma e ampliação do Hospital Francisca Mendes teve início no segundo semestre de 2024, com um investimento de R$ 43 milhões e previsão de conclusão em 2026. Sob responsabilidade da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), a obra aumentará a capacidade hospitalar em 38%, elevando o número de leitos de 147 para 204, incluindo leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Entre as melhorias planejadas estão a instalação de um Hospital Dia, a reforma do heliponto, ampliação de espaços, construção de uma nova sala de ressonância magnética, renovação da cobertura, reforma do estacionamento, além da revisão e modernização das instalações elétricas, hidráulicas e de combate a incêndio. Também serão instalados forros e climatização nas novas áreas.
“Realizamos um planejamento minucioso para garantir que cada etapa da obra aconteça sem comprometer os atendimentos”, destacou a diretora-presidente da FHCFM, Roberta Nascimento.
Modernização e entregas
O hospital já passou por diversas modernizações, incluindo a renovação do parque de imagem, com a instalação de novos equipamentos, além da entrega do primeiro aparelho de ressonância magnética da rede pública do Amazonas. A sala de hemodinâmica também foi reestruturada, recebendo dois novos equipamentos para aprimorar a eficiência dos procedimentos.
Como ficam os serviços durante a reforma:
Fisioterapia
- Reabilitação Cardíaca Pediátrica
- Local: Caimi Dr. André Araújo
- Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 07h às 13h
- Reabilitação Cardíaca Adulto
- Local: Caimi Dr. André Araújo (Salão de Fisioterapia)
- Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 15h às 18h
Ambulatório Pediátrico
- Local: Caimi Dr. André Araújo
- Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 07h às 13h
Ambulatório Adulto
- Local: Ambulatório II (Recepção da antiga pediatria)
- Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 07h às 17h
Laboratório
- Local: Ambulatório II (Recepção da antiga pediatria)
- Atendimento: Segunda a sexta-feira, a partir das 07h
Os serviços seguem funcionando normalmente, garantindo assistência contínua à população enquanto a unidade passa por melhorias estruturais.