O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) enviou a primeira remessa de vacinas da campanha de vacinação Contra a Febre Aftosa 2024 a seis municípios amazonenses. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), visa proteger o rebanho bovino do estado. Ao todo, 19.350 doses do imunizante Bovicel foram distribuídas, com destinos como Maués, Boa Vista do Ramos, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Tefé e Beruri.
A distribuição das vacinas continuará nos próximos dias, contemplando outros 32 municípios. As doses serão entregues às Unidades Locais (UnLoc) do Idam nos municípios beneficiados, iniciando a primeira etapa da vacinação em 15 de março. Segundo o veterinário do Idam, Davi Lago, a campanha será realizada em duas etapas, com a segunda prevista para julho, visando animais de 0 a 24 meses.
A lista completa de municípios incluídos no programa abrange uma ampla área do estado, garantindo a abrangência da vacinação. Além disso, em alguns municípios, como Carauari, Juruá e outros, a vacinação começará em 1º de maio. Com isso, a iniciativa busca fortalecer a saúde do rebanho e a segurança alimentar da região, promovendo o bem-estar animal e a qualidade dos produtos agropecuários.