Entre os dias 30 de abril e 2 de maio (quarta a sexta-feira), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza, em Santo Antônio do Içá — a 880 quilômetros de Manaus —, uma ação de crédito voltada a pescadores artesanais do município. A expectativa é de que mais de 50 trabalhadores sejam beneficiados, com um montante de aproximadamente R$ 800 mil em recursos.
A iniciativa é promovida em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e acontecerá na Unidade Local do Idam (Unloc), situada na avenida José Alves Garcia, nº 2, bairro São Francisco. Na quarta-feira (30/04), o atendimento começa às 14h. Já nos dias seguintes, será das 8h15 às 12h e das 14h15 às 17h. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (92) 98463-6107 e (92) 98566-2173.
De acordo com o gerente da Unloc no município, Raimundo Goés, até o momento, 41 pescadores já tiveram seus nomes aprovados pela Afeam para elaboração dos projetos de crédito rural. Segundo ele, esse número deve ultrapassar os 50 beneficiários ao longo da ação.
“A pesca artesanal está crescendo no município e, com esta ação de crédito, o Idam está garantindo que os trabalhadores tenham recursos para investir na atividade. Os financiamentos são voltados à aquisição de equipamentos, apetrechos de pesca e também ao custeio das atividades pesqueiras locais”, destacou Goés.