Logo OPA - nova

Iluminação pública com tecnologia LED já atinge 43 municípios do interior do Amazonas, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas.

Iluminação pública com tecnologia LED já atinge 43 municípios do interior do Amazonas, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas.

Compartilhe esta notícia!

O programa Ilumina+ Amazonas alcançou até agora 43 dos 61 municípios do interior do estado, além de 204 comunidades rurais e indígenas, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas. Desde seu lançamento em 2022, o projeto de modernização da iluminação pública atingiu 70,49% de execução, com a instalação de mais de 80 mil pontos de luz de LED.

O objetivo do governador Wilson Lima é que, até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), em novembro de 2025, todos os municípios do estado sejam atendidos, tornando o Amazonas o primeiro estado brasileiro a ter iluminação pública totalmente em LED em todas as cidades. O programa, realizado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), substitui as antigas lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio por tecnologia LED, que consome menos energia e é menos poluente. Até o momento, o governo estadual investiu R$ 182 milhões no projeto.

Segundo o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, além de gerar uma economia de até 60% no consumo de energia, a iluminação LED contribui para a redução de emissões de carbono, melhora a segurança pública e impulsiona o desenvolvimento econômico nas regiões atendidas. Um exemplo disso é Tefé, onde foi registrada uma queda de 39% nos índices de criminalidade após a instalação das novas luminárias.

As luminárias de LED utilizadas são produzidas na Zona Franca de Manaus, gerando cerca de 560 empregos diretos e indiretos. Atualmente, o Ilumina+ Amazonas está em andamento em Humaitá, Barcelos, Presidente Figueiredo (zona rural) e Lábrea, com novos trabalhos programados para Amaturá, Tonantins e outras localidades rurais.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas