A cidade de Manaus deverá ganhar 20 novos radares de fiscalização eletrônica nos próximos três meses. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (14) pelo vice-presidente de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Leda Júnior, durante entrevista ao Jornal do Amazonas 1ª Edição.
Segundo o IMMU, a meta é instalar um total de 41 equipamentos até o fim de 2025. Nesta primeira etapa, os 20 novos radares serão implantados em pontos estratégicos da capital, que ainda não foram divulgados.
“Estamos avançando com a instalação dos equipamentos, e nos próximos três meses teremos pelo menos 20 novos pontos com radares em funcionamento. Nosso objetivo é garantir mais segurança viária para a população”, afirmou Edson Leda.
A escolha dos locais está sendo feita com base em estudos de engenharia de tráfego. Entre os critérios estão vias com altos índices de acidentes fatais e cruzamentos com elevado número de infrações, como avanço de sinal vermelho.
Atualmente, sete radares estão em operação na capital. Instalados ao longo de 2024, os equipamentos começaram a funcionar oficialmente em janeiro deste ano. Confira onde estão localizados:
- Avenida do Turismo – sentido Complexo Turístico Ponta Negra
- Avenida do Turismo (oposto ao Condomínio Mediterrâneo I) – sentido Aeroporto Eduardo Gomes
- Avenida do Turismo / Avenida Thales Loureiro – sentido Complexo Turístico Ponta Negra
- Avenida do Turismo (oposto ao Residencial Viver Tarumã) – sentido Oeste
- Avenida do Turismo (em frente ao Condomínio Viva Vida Tarumã) – sentido Leste
- Avenida do Turismo (próximo à Escola Municipal Marechal Cândido Rondon / ponte do Igarapé da Bolívia) – sentido Norte
- Avenida do Turismo (oposto à empresa Vida Film) – sentido Oeste
“Hoje, contamos com sete radares em operação, todos localizados no Rodoanel, Rapidão e Avenida do Turismo”, detalhou o vice-presidente do IMMU.
De acordo com o instituto, os primeiros resultados já demonstram impacto positivo: desde que os equipamentos entraram em funcionamento, foi registrado apenas um acidente com morte nas áreas cobertas pela fiscalização eletrônica.