A festa marcou a inauguração do Largo Governador Amazonino Mendes em Eirunepé. A prefeitura prestou uma honrosa homenagem ao filho mais ilustre do município, Amazonino Mendes. Nascido no seringal Santa Marta, na zona rural de Eirunepé, Amazonino se tornou, por meio do voto popular, o político mais bem-sucedido do Amazonas, sendo eleito quatro vezes governador, três vezes prefeito de Manaus e senador da República.
O Largo Governador Amazonino Mendes é um complexo de lazer que se tornou o novo cartão postal da cidade. Uma antiga área alagadiça foi transformada em um espaço com pistas de caminhada, destinado a encontros e entretenimento. Um dos destaques do local é uma estátua em bronze de tamanho real de Amazonino, uma obra assinada pelo artista Ique Woitschach. “Nada mais justo do que nomear o largo com o nome do maior político do Amazonas, um filho da terra que deixou um legado de grandes obras e ensinamentos”, justificou o prefeito Raylan Barroso.
“Toda a família está muito feliz com essa homenagem, devido ao simbolismo que representa para este largo. Aqui, meu pai nasceu e sonhou em um dia governar o estado e transformar a vida das pessoas. Ele realizou tudo com amor e dedicação. Essa homenagem nos emociona profundamente, pois o nome, o trabalho e a história do meu pai estão eternizados no coração dos amazonenses”, afirmou Armando Mendes. Armando Mendes e Cristina receberão o título de cidadãos de Eirunepé em 2024, por decisão unânime da Câmara de Vereadores.
A inauguração do Largo Governador Amazonino Mendes representa uma celebração do legado político deixado por Amazonino Mendes, enfatizando sua importância e contribuição para a região.