O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), realizou neste sábado (11/01) o acolhimento do primeiro cruzeiro de 2025 no Porto de Manaus. A embarcação, transportando 1,2 mil pessoas, incluindo 800 passageiros e 400 tripulantes, dá continuidade à temporada de cruzeiros 2024/2025 no estado.
Esse é o terceiro navio a chegar à capital nesta temporada, que prevê a chegada de 15 embarcações até o final de maio. Em janeiro, estão programadas as visitas do Viking Sea (13/01), MS Insignia (16/01) e Aurora (28/01).
Sobre o impacto econômico dessa temporada, a diretora de marketing da Amazonastur, Ana Claudia Rego, destacou como a presença dos turistas impulsiona a economia regional e enfatizou a importância de oferecer um receptivo de qualidade.
“Esperamos gerar uma injeção significativa na economia, já que os turistas realizam passeios, visitam restaurantes e bares, movimentando diversos setores. O trade local também tem um papel crucial nesse processo, fornecendo informações e suporte necessário”, afirmou.
Segundo dados da Amazonastur, a temporada deve atrair cerca de 19 mil turistas, consolidando o estado como um destino internacional de destaque e gerando um impacto positivo na economia local.
O navio, que tem origem nas Ilhas Marshall, fez uma parada na Serra da Valéria, localizada em Parintins (369 quilômetros de Manaus), antes de chegar à capital.
Os turistas Jan Dalcorso e Van Stuck, vindos da Flórida, Estados Unidos, ficaram encantados com a imensidão do Rio Amazonas e a experiência na comunidade Serra da Valéria.
“Somente observar o Rio Amazonas já foi uma experiência incrível. Eu não tinha ideia da grandeza dos afluentes, que no mapa parecem pequenos, mas são impressionantes na realidade. Foi uma revelação. Também visitamos Boca da Valéria e fizemos um pequeno passeio de barco. Tudo foi novo para nós,” comentou Jan, empolgada.
Pesquisa de satisfação e acolhimento
Durante o receptivo do navio, a equipe da Amazonastur distribuiu mapas turísticos e conduziu pesquisas de satisfação com os passageiros e tripulantes. Essas informações são fundamentais para traçar o perfil dos visitantes, identificar a faixa etária, nacionalidade e as atividades realizadas, além de avaliar a experiência turística no estado.
Nas pesquisas da temporada de cruzeiros 2023/2024, os itens mais bem avaliados foram a hospitalidade do povo amazonense, os atrativos naturais e os serviços oferecidos pelos guias de turismo.