Logo OPA - nova

Inscrições para castração de cães e gatos em Manaus começam nesta sexta-feira

Inscrições para castração de cães e gatos em Manaus começam nesta sexta-feira

Compartilhe esta notícia!

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deu início, nesta sexta-feira (29), ao agendamento para a castração gratuita de cães e gatos na Zona Leste de Manaus. Os procedimentos serão realizados entre os dias 2 e 13 de dezembro, na unidade móvel “Castramóvel”, instalada no mesmo local onde estão sendo realizados os agendamentos.

Para realizar o cadastro, os tutores devem comparecer ao Centro de Convivência Prefeito José Fernandes, localizado na Rua Barreirinha, nº 14, Quadra 45, no bairro São José Operário, Zona Leste, a partir das 8h. É necessário apresentar um documento de identificação e um comprovante de residência. Cada tutor pode agendar a castração de até dois animais, sendo um macho e uma fêmea ou dois machos. Não é preciso levar o animal no momento do agendamento, mas o tutor deve estar presente no dia do procedimento.

De acordo com Rodrigo Araújo, gerente do CCZ, a castração é oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) como forma de controlar a população de cães e gatos, reduzir casos de abandono e minimizar os riscos de doenças como a esporotricose, que pode atingir tanto humanos quanto animais.

Agendamento regular

Além do Castramóvel, as cirurgias também acontecem na sede do CCZ. Para essas vagas regulares, o agendamento é feito exclusivamente on-line, duas vezes por mês, nos dias e horários divulgados pelo CCZ. Em dezembro, as datas disponíveis serão 12 e 27, sempre às 14h.

O tutor deve acessar o site do CCZ com antecedência, cadastrar o animal e, no dia do agendamento, atualizar a página cerca de 15 minutos antes para selecionar as vagas disponíveis. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail cczcidadao@pmm.am.gov.br ou pelo telefone 98842-8359.

Prioridade na Zona Leste

A Zona Leste foi priorizada para receber o Castramóvel devido à alta incidência de esporotricose na região, explicou Rodrigo Araújo. Ele destacou ainda que outros bairros também serão beneficiados com ações semelhantes.

A esporotricose é uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix, encontrado no solo, palhas, vegetais, espinhos e madeira. Felinos são os mais afetados, com sintomas como feridas no focinho, orelhas, patas e outras partes do corpo. Em caso de suspeita, é fundamental levar o animal a um veterinário.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas