O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) apresentou, nesta quarta-feira (19/02), aos secretários municipais de Meio Ambiente do estado, as ações de monitoramento do desmatamento e focos de calor no Amazonas. A apresentação ocorreu no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CEMAAP), durante o segundo dia da 30ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Secretarias Municipais do Meio Ambiente do Amazonas (Fopes-AM).
A 30ª edição do Fopes, organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), reúne os secretários municipais de Meio Ambiente para trocar experiências, discutir desafios comuns e buscar alternativas para a captação de recursos para investimentos em ações ambientais. O evento, que está sendo realizado na sede da Sema, na zona centro-sul, segue até amanhã (20/02).
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo para enfrentar os desafios ambientais do estado. Ele enfatizou que a participação no Fopes é uma oportunidade essencial para fortalecer as políticas ambientais no Amazonas.
“A participação ativa no Fopes fortalece a cooperação entre os entes federativos na busca por soluções eficazes para os desafios ambientais. O evento tem sido fundamental para fortalecer as políticas ambientais no Amazonas, promovendo ações integradas para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, declarou.
A coordenadora do CEMAAP, Priscila Carvalho, apresentou aos secretários municipais os trabalhos realizados pela unidade, que utiliza inteligência geoespacial como ferramenta para integrar dados e processos. Ela explicou como essas tecnologias têm sido aplicadas para monitorar a cobertura vegetal e as áreas protegidas do Amazonas, garantindo mais agilidade e eficiência nas atividades de fiscalização ambiental. Priscila ressaltou a importância dessas ferramentas para tomar decisões rápidas e precisas, fundamentais no combate ao desmatamento e na preservação ambiental.
“A iniciativa permitiu que os gestores conhecessem de perto o trabalho realizado pelo Ipaam e reforçou a importância dos acordos de cooperação técnica como ferramentas de gestão para as prefeituras. Esperamos contar cada vez mais com os secretários para contribuir nas ações ambientais do estado”, afirmou.
Durante o Fopes, são discutidas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, estratégias para a preservação dos recursos naturais e o fortalecimento da governança ambiental.
“O Ipaam nos orientou sobre a implementação de recursos nos mecanismos de busca, no monitoramento de focos de queimada, nos problemas ambientais e nas situações de emergência. Como secretários, agradecemos as explicações e orientações sobre os acordos de parcerias técnicas que podem ser firmados. A reunião do Fopes foi extremamente positiva”, destacou Martinelli Costa, secretário de Meio Ambiente de Rio Preto da Eva.