A saúde mental de pessoas em situação de rua será uma prioridade para a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) ao longo do mês de janeiro. Em referência à campanha nacional Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre saúde mental e emocional, cerca de 30 pessoas participaram de uma roda de conversa sobre o tema nesta quinta-feira (09/01).
Coordenada pela Gerência de Políticas para Pessoas em Situação de Rua (GPOP), a ação abordou temas como cuidados com a saúde mental, tipos de transtornos psicológicos, formas de prevenção, saúde do homem e da mulher, além de informações sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) e orientações para denúncias de violência.
Realizada em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade Católica Nova e Eterna Aliança, essa foi a primeira de várias palestras programadas para o mês, em diferentes pontos da cidade. O objetivo é conscientizar e prestar suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade social, em colaboração com OSCs locais.
“Essa atividade será contínua durante janeiro, em parceria com diversas organizações da sociedade civil. Se você faz parte de uma OSC e deseja que a Sejusc leve palestras e ações para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, estamos à disposição”, destacou Geovane Melo, gerente da GPOP.
Para Elizângela Barbosa, de 42 anos, a palestra esclareceu muitas dúvidas sobre seus direitos e saúde mental. Ela aproveitou a ocasião para buscar orientações médicas e foi encaminhada para serviços da secretaria.
“Essa foi a primeira vez que ouvi falar sobre isso, e achei maravilhoso. Nós não temos acesso a essas informações porque somos excluídos da sociedade. Agora, vou correr atrás do atendimento médico que preciso. Mesmo sendo moradora de rua, ninguém vai me humilhar mais, porque eu sei que todos têm os mesmos direitos”, comentou Elizângela.
Campanha Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha nacional criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, de Minas Gerais, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde mental e emocional. O mês de janeiro foi escolhido por seu simbolismo como um momento de reflexão, planejamento e renovação pessoal, enquanto a cor branca representa uma “folha em branco”, aberta a novas possibilidades.
A campanha foi oficializada em 2023, com a sanção da Lei 14.556/23, que a tornou parte do calendário oficial brasileiro. Em 2025, o tema central é: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”.