Logo OPA - nova

Julho Amarelo: Teste rápido gratuito para hepatites virais na fundação Hospital Adriano Jorge

Julho Amarelo: Teste rápido gratuito para hepatites virais na fundação Hospital Adriano Jorge

Compartilhe esta notícia!

No total, a unidade disponibilizou mais de 300 testes rápidos para hepatites B e C para funcionários, pacientes e acompanhantes do hospital.

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Saúde (SES-AM), realizou nesta quarta-feira (24/07) uma ação de prevenção às hepatites virais, oferecendo mais de 300 exames gratuitos para os funcionários do hospital, pacientes e acompanhantes. Esta iniciativa integrou a campanha “Julho Amarelo”, que visa sensibilizar e prevenir a população sobre os riscos das hepatites virais.

A campanha anual de prevenção às hepatites virais da FHAJ é uma importante iniciativa do Governo do Amazonas, através da SES-AM. O objetivo principal é alertar e fornecer informações e cuidados médicos adequados para proteger a saúde do fígado e evitar complicações futuras para os pacientes.

Nesta quarta-feira, a conscientização sobre essas infecções contou com o apoio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) e dos estudantes de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que participaram da mobilização oferecendo testes rápidos e atividades educativas no exterior da unidade.

Conforme Ayllon Menezes, diretor-presidente da FHAJ, a ação anual foi um êxito e reforçou a importância da campanha de prevenção dessas doenças virais no estado.

“Quem visitou o ônibus adaptado para esta grande campanha do Governo do Amazonas teve a oportunidade de aprender mais sobre os riscos das hepatites virais. A hepatite C possui cura. Para a hepatite B, existe vacina para prevenção e medicamentos para controle, evitando assim a evolução para cirrose e câncer de fígado. O SUS oferece tratamento de forma totalmente gratuita”, destacou o diretor-presidente.

Cristina Melo, médica gastrohepatologista e coordenadora da ação, enfatizou a necessidade de conscientização da população sobre os perigos da doença.

“O primeiro desafio para combater as hepatites é realizar diagnósticos rápidos e precoces. O segundo é conscientizar, já que essas doenças são frequentemente assintomáticas e quando os sintomas são identificados, geralmente estão em estágios avançados. Portanto, é crucial realizar esses testes, que estão disponíveis ao longo do ano nas Unidades Básicas de Saúde”, ressaltou a profissional.

O que são hepatites virais?

As hepatites virais são infecções que afetam o fígado, causando desde alterações leves até graves. Muitas vezes, são infecções assintomáticas. Elas são causadas por vírus e algumas podem ocorrer devido ao uso de medicamentos, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Tipos de hepatites e prevenção

Os cinco vírus que causam hepatites são conhecidos como vírus da hepatite A, B, C, D e E. O vírus da hepatite A é eliminado nas fezes de pessoas infectadas e transmitido por água ou alimentos contaminados. Desde 2014, a vacina contra hepatite A faz parte do calendário de imunização infantil, o que reduziu mais de 95% dos casos em crianças menores de 10 anos.

Os vírus da hepatite B e C estão associados a formas crônicas que podem evoluir ao longo de décadas de forma assintomática. Sem tratamento, podem causar cirrose, insuficiência hepática e câncer de fígado. Mais de 95% das mortes por hepatites são atribuídas a esses vírus. Ambas as infecções podem ser transmitidas pelo contato com sangue contaminado e por relações sexuais desprotegidas.

O vírus da hepatite D é menos comum e ocorre apenas em associação com o vírus da hepatite B. Portanto, prevenir a hepatite B também ajuda a prevenir a hepatite D.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas