A meliponicultura em Silves, situada a 204 quilômetros de Manaus, foi fortalecida recentemente. Durante uma iniciativa conjunta do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Silves, em parceria com a prefeitura municipal, 12 meliponicultores foram beneficiados com documentos essenciais para o exercício de sua atividade.
Na ação, realizada na semana passada, os meliponicultores receberam 12 Cartões do Produtor Primário (CPP), 12 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) e licenças ambientais necessárias para a prática da meliponicultura. Além disso, foram fornecidas caixas utilizadas na atividade e oferecidos serviços de assistência técnica, capacitação e orientações sobre os recursos disponíveis do Idam relacionados à meliponicultura.
Raimundo Nonato, gerente da UnLoc Idam/Silves, destacou a colaboração entre o Idam e a prefeitura, ressaltando que o Idam esteve envolvido na regularização, capacitação e regularização ambiental dos produtores. Ele também mencionou o apoio da prefeitura ao disponibilizar as caixas otimizadas conforme o modelo estabelecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).