Em Parintins, município localizado a 369 quilômetros de Manaus, as comunidades estão sendo beneficiadas por um mutirão de atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), coordenado pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Desde o seu início em 24 de abril, mais de 400 solicitações foram registradas.
O objetivo do mutirão é agilizar o processo e assegurar o acesso ao novo documento para todos os cidadãos do interior do estado. O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) já contabilizou aproximadamente 426 solicitações provenientes das comunidades de Mocambo e Caburi até o momento.
Para realizar os atendimentos, a SSP-AM enviou uma equipe de servidores especializados em ações sociais para as comunidades. Essas equipes são lideradas pela investigadora de polícia e gerente do IIACM, Kristiane Lima Elizário.
“Estamos totalmente comprometidos em garantir o direito de posse desse documento a todos os cidadãos que o necessitam. Continuaremos nossos esforços até o dia 4 de maio, assegurando a cidadania àqueles que nos procurarem e estendendo nossa ajuda aos que não podem vir até nós”, afirmou Kristiane.
O mutirão continuará até o dia 4 de maio, com início às 9h, abrangendo também as comunidades da Vila Amazônia, no Centro de Formação da Paróquia de São Francisco; na comunidade Zé Açu, no Centro Social da Comunidade Bom Socorro; e na comunidade Tracajá, no Centro Comunitário da Comunidade.