Logo OPA - nova

No Dia Nacional da Biblioteca, PGE-AM destaca acervo com mais de 600 obras jurídicas

No Dia Nacional da Biblioteca, PGE-AM destaca acervo com mais de 600 obras jurídicas

Compartilhe esta notícia!

Na sede da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM), localizada no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, a sala Maria Tereza Serrão de Sousa abriga um acervo jurídico com mais de 600 títulos. O espaço se mantém como um importante ambiente de estudo, pesquisa e aprofundamento do conhecimento jurídico, mesmo diante do avanço da tecnologia e da popularização da leitura digital.

A biblioteca está vinculada à Coordenadoria de Pesquisa Jurídica (Copejur), liderada pela jornalista Islene Botelho. No Dia Nacional da Biblioteca, celebrado em 9 de abril, ela ressalta o valor simbólico e prático da leitura tradicional.

“Criada em 30 de dezembro de 1983, dentro da Lei Orgânica da PGE-AM, a biblioteca foi inicialmente destinada ao uso exclusivo dos procuradores. Hoje, com 42 anos de história, continua resistindo à era digital e promovendo o acesso ao conhecimento”, afirma Islene.

Segundo a coordenadora, o espaço é muito procurado por estagiários, residentes e profissionais da área do Direito. “Ler ainda é um estímulo. O livro é um sonho que você carrega nas mãos. Para conquistar uma vaga, passar em um concurso ou elaborar um parecer, é preciso se aprofundar, e isso começa com a leitura”, destaca.

O acervo contempla áreas como Direito Constitucional, Administrativo, Trabalhista, Tributário e Previdenciário. Há também publicações históricas, como as edições anuais da revista jurídica da PGE-AM, com artigos produzidos por procuradores do Estado.

Entre os títulos mais recentes está a obra “Comentários à Constituição do Estado do Amazonas”, lançada em 2024. O livro foi organizado por nomes de destaque do Judiciário amazonense, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Luiz Campbell Marques, e o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Flávio Humberto Pascarelli Lopes.

A biblioteca da PGE-AM está aberta ao público interessado em pesquisa jurídica, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O atendimento é realizado na sala Maria Tereza Serrão de Sousa, localizada na rua Emílio Moreira, nº 1308, bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas