Durante o “Novembro Azul”, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) intensifica o alerta sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, com ações promovidas nas policlínicas Codajás e Dr. Danilo Côrrea, nas zonas sul e norte de Manaus. As atividades também abordam a prevenção de outras doenças, como diabetes e hipertensão.
A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta que o intuito das ações é conscientizar especialmente o público masculino sobre o valor do diagnóstico precoce. “Nosso objetivo é encorajar cada vez mais os homens a buscarem atendimentos preventivos e realizarem suas consultas de rotina”, afirmou.
Maksoud também lembra que a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), vinculada à SES-AM, é o centro de referência para o tratamento oncológico no estado, enquanto as policlínicas ajudam no rastreamento de doenças como o câncer.
Sintomas e Prevenção
De acordo com o urologista Fernando Mendes, que atende na Policlínica Dr. Danilo Côrrea, fatores como idade avançada, histórico familiar, alterações genéticas, obesidade e tabagismo aumentam os riscos de câncer de próstata. Ele explica que sintomas como dor ao urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen e desconforto na pelve podem estar associados ao câncer, embora também possam surgir em condições benignas, como hiperplasia prostática.
Atividades do Novembro Azul
A Policlínica Codajás, situada na avenida Codajás, bairro Cachoeirinha, participa da campanha distribuindo laços azuis durante todo o mês e promovendo a saúde de meninos até 15 anos com a iniciativa “Novembrinho Azul”. Em 19 de novembro, a unidade oferecerá atendimentos com proctologistas e urologistas, e, no dia 28, fará exames de ultrassonografia de próstata.
Na Policlínica Dr. Danilo Corrêa, localizada na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, será realizada uma palestra sobre a saúde masculina e consultas em urologia no dia 19. Em 21 de novembro, serão disponibilizados testes rápidos, e no dia 22, ultrassonografias.