O Governo do Amazonas avança nas obras de esgotamento sanitário do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Cerca de dez quilômetros de rede coletora de esgoto foram instalados entre o bairro Nova República, na zona sul, e a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, na zona leste de Manaus.
Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Prosamin+ busca ampliar a infraestrutura de esgoto na capital. O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destacou que o programa tem impacto significativo na cobertura de saneamento e na preservação ambiental, evitando que o esgoto doméstico contamine rios, lagos e o solo.
Atualmente, as obras seguem no bairro Armando Mendes, onde já foram implantados 6.487 metros de rede, e no bairro Nova República, com 3.254 metros de rede concluídos. No total, o Prosamin+ construirá 60 quilômetros de rede de coleta de esgoto, além de seis estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que será construída pela concessionária Águas de Manaus em terreno doado pelo Estado. O investimento totaliza mais de R$ 116 milhões e beneficiará aproximadamente 220 mil pessoas, ampliando a cobertura de saneamento básico na cidade.