Neste domingo (27/10), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) mobilizou aproximadamente 1.500 policiais para manter a segurança e tranquilidade durante o segundo turno das eleições municipais em Manaus.
O contingente policial está distribuído em 125 viaturas, policiamento a pé e na guarda das urnas nos colégios eleitorais, em um esforço coordenado para assegurar o processo eleitoral sem grandes incidentes. O subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, que coordena o policiamento nesta eleição, explicou que as equipes foram posicionadas a partir das 6h da manhã e são responsáveis pela segurança de urnas em 230 locais de votação.
“Ainda reforçamos o policiamento ostensivo com apoio à Justiça Eleitoral, inclusive na fiscalização da propaganda, e aumentamos em 60 o número de viaturas em circulação para assegurar a proteção na cidade”, afirmou o coronel Balbi.
Além disso, na quarta-feira (23/10), a PMAM lançou a Operação Águia/Ação Impacto, visando reforçar a segurança durante o feriado e o período eleitoral. Cerca de 180 policiais dos Comandos de Policiamento Especializado, Metropolitano e Ambiental apoiam as equipes regulares com 52 viaturas e cinco cavalos.
Para denúncias, a PMAM orienta a população a utilizar o disque-denúncia 181 ou o 190, garantindo o sigilo do informante.