Logo OPA - nova

PC-AM atinge mais de 4 mil estudantes da rede pública com palestras sobre crimes cibernéticos

PC-AM atinge mais de 4 mil estudantes da rede pública com palestras sobre crimes cibernéticos

Compartilhe esta notícia!

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), alcançou mais de 4 mil estudantes da rede pública no primeiro semestre deste ano com palestras e orientações sobre crimes virtuais. O projeto é uma parceria com a Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Segundo o delegado Paulo Benelli, titular da DERCC, cerca de 12 escolas, localizadas em sete bairros de Manaus e em outros três municípios, foram visitadas pelos palestrantes. A ação tem como foco principal estudantes na faixa etária entre 15 e 18 anos, com o objetivo de alertá-los sobre os principais crimes ocorridos contra adolescentes e jovens nesse contexto e como se precaver contra esses crimes.

“Na era digital em que vivemos, repleta de oportunidades e descobertas, nos deparamos com alguns malefícios. A inovação e a tecnologia proporcionam novos meios para a prática de crimes. Com sua natureza digital, envolvendo redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, jogos online, entre outros, os criminosos visam perpetrar ataques e explorar a vulnerabilidade das vítimas”, explicou o delegado.

Paulo Benelli destacou que as palestras têm como objetivo fornecer informações aos jovens e seus responsáveis para que fiquem atentos aos crimes no meio digital, sejam eles contra a dignidade física, moral ou financeira. As palestras ocorrem, em média, uma vez por semana.

“Uma equipe da DERCC, composta pelos investigadores Alessandro Ribeiro e Ibrahim Marques e pelo escrivão Vanderson Pinheiro, é responsável por ministrar as palestras nas escolas, alertando alunos e responsáveis sobre os crimes digitais”, relatou Benelli.

Orientação

A autoridade policial ressalta que a conversa e a supervisão dos pais são essenciais para prevenir crimes digitais. Afinal, os criminosos costumam explorar a ingenuidade de crianças e adolescentes que usam as redes sociais sem a devida orientação.

Denúncias e registro de BO

As vítimas de crimes cibernéticos podem buscar atendimento na DERCC, localizada nas dependências da Delegacia Geral (DG), na avenida Pedro Teixeira, 180, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital.

Os Boletins de Ocorrência (BOs) de crimes cibernéticos também podem ser registrados na Delegacia Virtual (Devir), disponível no site: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas