No Dia da Educação, celebrado em 28 de abril, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual de ensino têm motivos para comemorar suas trajetórias acadêmicas. Na Escola Estadual Manuel Rodrigues, localizada no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus, a inspiração vem do pedagogo José Farias, de 53 anos.
José colabora ativamente para a inclusão acadêmica daqueles que, por diversas razões, adiaram ou abandonaram seus sonhos de educação. Assim como muitos brasileiros, ele interrompeu seus estudos ainda no Ensino Fundamental para trabalhar e ajudar a família.
Hoje, como servidor efetivo da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, José compartilha sua própria jornada na sala de aula, buscando motivar jovens e adultos a retomarem seus estudos. “Eu retornei à escola aos 40 anos para concluir o Ensino Médio na EJA. Após a conclusão, fiz o vestibular e, em 2009, iniciei minha licenciatura em Pedagogia”, compartilhou José Farias.
Inspirados por essa história de superação, os estudantes da EJA buscam transformar suas próprias vidas por meio da educação. “Ele [José] é um professor que nos motiva, pois alcançou todos os seus objetivos, como obter uma graduação, concluir vários cursos e passar em um concurso. Se ele conseguiu, por que nós não podemos?”, destacou Arlindo Cardoso, aluno da EJA, com 45 anos.