Logo OPA - nova

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas avalia saúde dos ambientes aquáticos da Amazônia

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas avalia saúde dos ambientes aquáticos da Amazônia

Compartilhe esta notícia!

Apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e pelo Governo do Amazonas, um estudo coordenado pela pesquisadora Fabíola Domingos Moreira do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) busca avaliar a saúde de peixes e tartarugas em ambientes aquáticos da região. Investigando três igarapés urbanos em Manaus e Unidades de Conservação (UCs), o projeto analisa os impactos da ação humana sobre essas espécies através do biomonitoramento.

A pesquisa, parte do Programa Universal Amazonas, explora biomarcadores para entender os efeitos da poluição e outras atividades humanas nos organismos aquáticos. Através de análises bioquímicas e genotóxicas, o estudo destaca os impactos negativos da poluição urbana sobre os peixes, enquanto identifica a boa saúde dos tracajás em determinadas áreas.

Os resultados da pesquisa não apenas fornecem informações cruciais para a conservação dos ambientes aquáticos da Amazônia, mas também podem embasar políticas públicas voltadas para a proteção desses ecossistemas. Com um olhar interdisciplinar, a pesquisa destaca a importância da conscientização e da implementação de práticas sustentáveis para garantir o equilíbrio desses ambientes tão importantes para a região.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas