Os agricultores familiares da região 2 da Microrregião de Manaus, que inclui os municípios de Autazes, Careiro, Manacapuru e Manaus, têm até o dia 19 de junho para se inscrever no programa Garantia Safra 2023/2024. A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) do Governo do Amazonas informou que os interessados devem procurar a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) ou outros órgãos que emitem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
O programa Garantia Safra, parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), visa garantir renda mínima para agricultores que possam sofrer perdas na safra devido a estiagem, inundações ou chuvas intensas. Para participar, é necessário ser agricultor familiar, possuir renda mensal de até 1,5 salário mínimo, e cultivar entre 0,6 a 5,0 hectares de feijão, milho, arroz, algodão e/ou mandioca.
De acordo com o titular da Sepror, Daniel Borges, o governo está intensificando as inscrições em áreas vulneráveis para antecipar possíveis perdas na safra. O valor do benefício para a safra 2022/2023 foi de R$ 1.200, um aumento em relação aos R$ 850 pagos até a safra 2021/2022.