A cidade de Tapauá, a 449 quilômetros da capital amazonense, pode ter avanços significativos na área ambiental. O prefeito Gamaliel Andrade está em Santa Catarina conhecendo novas tecnologias em reaproveitamento de resíduos sólidos. O objetivo das visitas a órgãos e empresas catarinenses é trazer para o município equipamentos que ofereçam formas mais sustentáveis e que tragam soluções para questões ambientais e do desenvolvimento urbano.

Nesta terça-feira, 23, ele esteve em visita oficial a São Bento do Sul, em Santa Catarina, para conhecer de perto as inovações ambientais implementadas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE). Entre os destaques, a Usina de Processamento de Resíduos (UPR), que consiste em transformar o lixo recolhido na cidade em diferentes tipos de materiais plásticos.
“Isso vai beneficiar muito a população do nosso município no Amazonas. Sabemos que esse problema do lixão é geral no Brasil inteiro. Com a nossa vinda aqui, percebemos que essa situação vai proporcionar uma cidade mais limpa, mais bonita, mais organizada. Além disso, vai gerar renda e emprego pra população no nosso município”, avaliou o prefeito.

A UPR é responsável por processar 95% do lixo produzido nas casas dos são-bentenses, adotando tecnologias avançadas que transformam a fração orgânica em biogás por meio de biodigestores. Já a fração sintética é convertida em termoplásticos. Esses materiais podem ser utilizados na fabricação de diversos produtos, como tijolo, meio-fio, placa de sinalização.