Dois professores de Química da rede estadual de ensino do Amazonas, Alyne Ribeiro e Éverton Ramos, foram escolhidos para representar o estado na 6ª Edição da Escola Sirius para professores do Ensino Médio (Espem), organizada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). A escolha foi feita entre mais de 330 candidaturas, e eles fazem parte de um seleto grupo de 60 professores participantes.
Alyne Ribeiro leciona nas escolas estaduais Cacilda Braule Pinto e Antônio Maurity Monteiro Coelho, localizadas no bairro Coroado, na zona leste. Éverton Ramos dá aulas na escola estadual Tiradentes, situada no bairro Petrópolis, zona sul, e na escola Maria Amélia do Espírito Santo, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.
O programa, realizado pelo CNPEM sob a supervisão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF), é destinado a professores de Física, Química e Biologia de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e, em 2024, da América Latina.
O encontro, que começou em Campinas em 15 de janeiro, tem duração de cinco dias e inclui aulas teóricas e práticas, além de palestras de especialistas na área de educação e ciências. Os professores Alyne e Éverton tiveram a oportunidade de participar de uma rica troca de experiências com colegas de diferentes regiões do país.
Alyne Ribeiro destacou a importância do evento, enfatizando seu potencial transformador na formação e prática dos professores participantes, tanto dentro quanto fora da sala de aula.