Logo OPA - nova

Programa Governo Presente realiza 7,2 mil atendimentos para moradores da zona sul de Manaus

Programa Governo Presente realiza 7,2 mil atendimentos para moradores da zona sul de Manaus

Compartilhe esta notícia!

A 18ª edição do Programa Governo Presente realizou cerca de 7,2 mil atendimentos no último sábado (23/11), beneficiando a população da zona sul de Manaus. O evento aconteceu no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Bilíngue Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos. Durante a ação, o Governo do Estado ofereceu 148 tipos de serviços, incluindo emissão de documentos, consultas médicas e orientações sobre crédito.

Com os atendimentos desta edição, o programa ultrapassou a marca de 87 mil serviços realizados em 2024, segundo a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O Governo Presente é coordenado pela UGPE, em parceria com a Unidade de Gestão Integrada (UGI) e a Casa Civil, e conta com o apoio de 46 secretarias e órgãos estaduais.

Serviços de destaque

A secretária executiva da Sedurb, Daniella Jaime, enfatizou a relevância do programa para a comunidade. “Foi muito gratificante atender os moradores do bairro Educandos. Nesta edição, trouxemos novidades como as carretas da saúde, que realizaram exames de mamografia, ultrassom e tomografia, aproximando ainda mais esses serviços da população”, afirmou.

Moradora da zona central, Nádia Peres aproveitou a iniciativa para consultas médicas e emissão de uma nova identidade. “O atendimento foi rápido e eficiente. Estou muito satisfeita, foi minha primeira vez no programa e fiquei impressionada com a qualidade dos serviços”, comentou.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 1.364 atendimentos, incluindo consultas com especialistas como oftalmologista, ginecologista, endocrinologista e cardiologista. Também foram realizados exames como aferição de pressão, glicemia, mamografias e ultrassonografias.

Maria Martins Moreira Brito, funcionária pública, elogiou os serviços médicos. “Recebi um atendimento excelente, já resolvi parte dos meus exames e vou continuar com consultas para tratar meu joelho e renovar minha visão”, destacou.

Campanhas de conscientização e bem-estar animal

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) promoveu ações pelo Dia D de Combate à Dengue, com foco na eliminação de criadouros do Aedes aegypti. Foram realizados 432 testes rápidos para detecção de ISTs como HIV, sífilis e hepatites.

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) promoveu castrações solidárias por meio do Castramóvel, com 144 procedimentos e 94 agendamentos. A estudante universitária Raiane Carolline destacou a importância do serviço: “A castração gratuita facilita muito, além de ajudar a prevenir o abandono de animais.”

Apoio ao empreendedorismo e cidadania

A Secretaria de Assistência Social (Seas), em parceria com a Afeam, cadastrou 45 mulheres no programa Crédito Rosa, oferecendo orientação e linhas de financiamento. Já o Fundo de Promoção Social (FPS) inscreveu empreendedores no Crédito Solidário, enquanto a Secretaria de Trabalho (Setemp) realizou 93 atendimentos, incluindo encaminhamentos para empregos e informações sobre a Carteira de Trabalho Digital.

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) ofereceu 315 serviços, como emissão de documentos para pessoas com deficiência e autismo, além de orientações jurídicas e atendimentos psicológicos para mulheres e idosos.

Educação, cultura e lazer

O Cetam disponibilizou serviços como cortes de cabelo, massoterapia e esmaltação, atendendo 389 pessoas. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) promoveu atividades para crianças e oficinas de biojóias, além da Feira de Economia Criativa.

Outros serviços e benefícios

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Idam) distribuiu 100 kits de sementes e orientou sobre hortas caseiras, enquanto a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) realizou uma feira com produtos regionais e doou cinco toneladas de peixes, beneficiando 2 mil famílias.

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) incentivou a conversão de veículos para gás natural com a campanha “Faça a Conta. Use GNV!”, exibindo um carro adaptado com o Kit GNV.

Por meio da Suhab, foram realizados 60 serviços relacionados à renegociação de dívidas habitacionais, emissão de boletos e regularização de imóveis, contribuindo para ampliar o acesso à moradia no estado.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas