O Governo do Amazonas promoveu neste sábado (14/09) a 14ª edição do Programa Governo Presente, realizada na Escola Estadual Ernesto Penafort, localizada no bairro São José Operário, zona leste de Manaus, unidade que foi entregue completamente revitalizada. Mais de 7,3 mil pessoas da região foram beneficiadas com serviços gratuitos como emissão de documentos, consultas médicas, exames, apoio à concessão de crédito, entre outros atendimentos.
Durante o evento, a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), através do Sine Amazonas, avaliou perfis para 30 vagas de emprego em uma rede de fast-food, com todos os candidatos aprovados sendo contratados para seu primeiro emprego.
Ao todo, 46 secretarias e órgãos estaduais participaram da ação, que foi coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Unidade de Gestão Integrada (UGI), e Casa Civil, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).
O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, ressaltou a relevância da ação social: “Esta já é a 14ª edição que aproxima as secretarias da população. O Governo Presente tem atuado em diferentes bairros, facilitando o acesso aos serviços essenciais, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades em se deslocar até os órgãos durante a semana”, disse.
O industriário Antônio Lucena, 40 anos, aproveitou a oportunidade para vacinar seu pet, renovar seu registro de nascimento e levar seu filho André Lori, de 8 anos, para cortar o cabelo, serviço oferecido gratuitamente pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). “Fomos muito bem atendidos, gostei muito da ação do Governo, tudo muito organizado para a população”, afirmou.
Ludmila Soares, 24 anos, moradora da região, expressou sua satisfação pelos cuidados recebidos por seus pets no Castramóvel, unidade oferecida pela Sema. “Adorei os serviços. Trouxe minha gatinha para castrar, além do cachorro Xande e a cadela Kiara. Todos os atendentes foram muito atenciosos conosco e com os animais. Essas atividades do Governo são essenciais para o nosso bairro”, comentou.
Emissão de Documentos
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) emitiu 223 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e agendou mais 507 atendimentos para emissão futura. A nova CIN integra os dados de identificação do cidadão de forma segura, prevenindo fraudes.
Serviços de Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 1.251 atendimentos médicos, abrangendo as especialidades de Clínica Geral, Oftalmologia, Ginecologia, Cardiologia e Endocrinologia, além de exames como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) conduziu 424 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de distribuir preservativos e géis lubrificantes.
Apoio Social e Cidadania
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) ofereceu serviços de crédito para idosos através do projeto “Empreender no Envelhecer”, além de realizar atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos para mulheres e idosos. Também foram disponibilizadas a emissão de Carteiras de Identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e deficiência (CIPcD), entre outros serviços.
Detran-AM e Empreendedorismo
O Detran-AM realizou 160 atendimentos, incluindo inscrições para cursos gratuitos de Mototaxista e Condutor de Emergência, além de serviços relacionados à CNH e licenciamento de veículos. A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) prestou orientações sobre crédito, enquanto o programa Crédito Rosa atendeu empreendedoras em busca de financiamento.
Setor Primário e Habitação
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) distribuiu mudas frutíferas e realizou degustação de alimentos. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) forneceu orientações e entregou kits de sementes para produtores rurais. A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) registrou 77 atendimentos para renegociação de dívidas habitacionais e emissão de termos de quitação.
Bem-Estar e Lazer
O Cetam ofereceu 312 atendimentos, incluindo serviços de corte de cabelo, massoterapia e esmaltação. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) organizou atividades lúdicas para o público infantil.
Além disso, o evento contou com diversos outros serviços, como o censo previdenciário da Amazonprev, distribuição de água pela Cosama e orientações aos consumidores pelo Procon-AM.