Neste sábado (15/06), o Cinema Itinerante Amazônia Cine Sol chega à Praça dos Três Poderes, no município de Iranduba, às 19h, marcando a terceira edição do projeto apoiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), executada pelo Governo do Amazonas através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O objetivo principal do projeto é democratizar o acesso ao cinema e promover a produção audiovisual regional e temas amazônicos, levando sessões de cinema a locais de difícil acesso de maneira sustentável e inclusiva. Isso é especialmente importante em comunidades onde o custo de um ingresso de cinema normalmente não é acessível para a maioria das pessoas.
As atividades desta edição começaram em 1º de junho, iniciando com atividades culturais gratuitas na comunidade indígena Sahu Apé, da etnia Sateré Mawé, em Manacapuru. O projeto seguirá para outras cidades do interior do estado, incluindo Iranduba e Rio Preto da Eva, e também contemplará diversos bairros das quatro zonas da cidade de Manaus. A primeira edição de exibições encerrará suas atividades em 12 de outubro, no Dia das Crianças.
A primeira sessão do projeto, realizada em 1º de junho, proporcionou a magia e a nostalgia de uma sessão de cinema ao ar livre para as crianças da Comunidade Indígena Sahu Apé, incluindo uma tela gigante, som de alta qualidade e pipoca para todos os presentes. Ao final da exibição, as crianças indígenas participaram de sorteios de vários brindes, tornando o evento ainda mais especial e inclusivo.