Celebrando 15 anos de história, o projeto “Lê Pra Mim?” desembarca em Manaus nesta quinta-feira (10/04), transformando salas de aula da rede pública em verdadeiros espaços de imaginação e encantamento literário. A iniciativa, que já impactou milhares de crianças em todo o Brasil, promove a leitura de obras infantis por artistas consagrados e talentos locais.
Nesta edição, nomes como Carla Marins (História de Amor), Dandara Mariana e Dhonata Augusto (Encantados) vão ler histórias para crianças de 4 a 10 anos de escolas públicas da capital amazonense. Além da leitura, os encontros promovem bate-papo com os pequenos e a distribuição gratuita de livros.
O objetivo do projeto é estimular o hábito da leitura desde a infância, unindo arte, educação e inclusão. Cada atividade conta com a participação de uma personalidade nacional e outra local, além de intérprete de Libras, garantindo o acesso de crianças com deficiência auditiva. Ao final, cada aluno leva um livro para casa.
Segundo a idealizadora do projeto, a atriz Sônia de Paula, o “Lê Pra Mim?” também oferece capacitação em vídeo para professores, com técnicas de pós-leitura, e oficinas online voltadas a pais e profissionais da educação, incentivando a continuidade da leitura no ambiente familiar e escolar.
Representando os talentos locais, o projeto em Manaus conta com a participação do apresentador Israel Paulain, da jornalista Carolina França, da cantora Vanessa Auzier, da escritora Lúcia Bonina, do escritor Jan Santos, da atriz Fernanda Seixas e do radialista Eduardo Silva.
Criado em 2010 por Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, o “Lê Pra Mim?” já passou por 22 cidades, alcançou mais de 38 mil crianças e distribuiu 33 mil livros. Durante a pandemia, a iniciativa migrou para o formato digital, somando mais de 1 milhão de visualizações com leituras online.
Nomes como Fafá de Belém, Juliana Paes, Viviane Araújo, Fátima Bernardes, Marília Gabriela e Laura Cardoso já participaram do projeto, que, em Manaus, deve atender cerca de mil crianças até o dia 16 de abril.
Cronograma das escolas participantes em Manaus:
- 10 de abril – CMEI Maria do Céu Vaz D`Oliveira (Alvorada)
- 11 de abril – CMEI Viviane Estrela Marques Rodella (Terra Firma)
- 14 de abril – Escola Municipal Poetisa Cora Coralina (Parque América)
- 15 de abril – CMEI Maria Emília Mestrinho (Colônia Antônio Aleixo)
- 16 de abril – CMEI Júlia Barjona Labre (São José Operário)