Os hospitais e prontos-socorros infantis e adultos do Governo do Amazonas atenderam 260.264 pacientes nos primeiros seis meses deste ano, conforme balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Do total, 111.022 foram crianças e 149.242 adultos. Um aspecto destacado é que parte desses atendimentos poderia ter sido feita na atenção básica, em unidades municipais de saúde.
Seguindo o Protocolo de Manchester, mais de 62% dos atendimentos pediátricos e 31% dos atendimentos adultos foram classificados como casos de baixa complexidade, que idealmente deveriam ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, enfatizou a importância de repensar a organização da estrutura de saúde básica para aliviar a sobrecarga nos prontos-socorros e garantir atendimento prioritário aos casos mais graves.
Nayara Maksoud também destacou a necessidade de discutir alternativas com a Prefeitura para expandir o suporte nas UBSs, possibilitando atendimento em horários alternativos e melhorando o acesso para a população que não pode buscar cuidados durante o horário comercial.