A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, está intensificando a implementação do PlanificaSUS nos municípios da região do Médio Amazonas. O projeto busca reorganizar a rede de atenção à saúde, assegurando acesso ágil e maior resolutividade nos atendimentos.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a iniciativa apoia os municípios na estruturação dos processos de trabalho, implantação de fluxos e protocolos, fortalecendo a atenção básica e aprimorando a integração com a atenção especializada.
Nesta fase, quatro municípios recebem as equipes do Departamento de Atenção Primária à Saúde da SES-AM e do Hospital Albert Einstein. Na segunda-feira (24/03), a equipe esteve em Urucurituba, seguido por visitas a Itacoatiara nos dias 25 e 26 de março.
“Foram realizadas visitas às unidades de saúde e oferecida qualificação às equipes locais para reforçar a integração, humanização e reorganização do trabalho”, destacou a secretária-executiva adjunta de Políticas de Saúde da SES-AM, Nara Esquivel.
A agenda no Médio Amazonas inclui ainda visitas a Itapiranga e Urucará nesta quinta-feira (27/03), com participação de profissionais de Silves e São Sebastião do Uatumã. Já no dia 28/03, a SES-AM se reúne com as secretarias municipais de saúde de Itapiranga e Silves para alinhar as próximas etapas do PlanificaSUS.
Sobre o PlanificaSUS
O PlanificaSUS é um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), articulado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em parceria com o Ministério da Saúde. A iniciativa visa aprimorar a Rede de Atenção à Saúde no SUS, promovendo a integração entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada por meio de ferramentas que organizam e qualificam os processos de trabalho.