Na segunda-feira (10/06), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), do Governo do Amazonas, recebeu a visita da secretária nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, Denise Motta Dau. O encontro aconteceu nas instalações da obra da Casa da Mulher Brasileira (CMB), localizada na rua Major Isidoro, bairro Petrópolis, zona sul da capital.
Esta foi a segunda vez que Denise Motta Dau esteve no local, onde está sendo construída a estrutura que concentrará todos os serviços voltados à atenção da mulher vítima de violência, proporcionando um atendimento humanizado em Manaus. Ela enfatizou que essa é uma prioridade do Ministério das Mulheres.
A secretária destacou também que todas as capitais brasileiras terão uma unidade semelhante, sendo que algumas já foram entregues, como em Teresina (PI), Salvador (BA) e Ananindeua (PA).
Casa da Mulher Brasileira
Fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal, as obras da Casa da Mulher Brasileira tiveram início em 13 de março deste ano. Até o momento, foram realizados trabalhos como medição e movimentação de terra para cumprimento do gabarito, além de outras etapas preparatórias para a fundação do local.
A Casa da Mulher Brasileira é considerada uma inovação no atendimento humanizado às mulheres, integrando diversos serviços especializados, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças com uma brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.