Para garantir segurança viária, conforto e facilitar o acesso, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) anunciou um esquema especial de interdição das principais ruas no entorno do Largo São Sebastião, onde ocorrerá o aguardado Réveillon do Largo na próxima terça-feira (31/12). O evento terá entrada gratuita e programação a partir das 17h.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, o planejamento segue o modelo implementado em 2023. “Baseamos nosso estudo nos resultados de 2023, que foram muito positivos. Para 2024, vamos repetir as mesmas interdições, pois garantiram sucesso, fluidez e fácil compreensão, sem intercorrências”, explicou.
As interdições começam às 8h do dia 31 de dezembro e incluem os seguintes pontos: rua 10 de Julho com Ferreira Pena, rua Monsenhor Coutinho com Tapajós, avenida Eduardo Ribeiro com 24 de Maio, rua Marçal com Dona Libânia e rua Monsenhor Coutinho com Eduardo Ribeiro. Já a partir das 15h30, será bloqueada também a rua Tapajós com Leonardo Malcher, com acesso restrito a moradores e prestadores de serviços autorizados.
Orientações sobre acesso e estacionamento
Segundo Arthur Cruz, coordenador geral de Fiscalização do Detran-AM, as restrições são apenas para veículos, enquanto pedestres poderão circular normalmente. “Moradores e prestadores de serviços terão adesivos especiais para acessar áreas bloqueadas. Esses adesivos serão distribuídos no Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, a partir de segunda-feira (30/12), às 15h”, informou.
Para quem optar por ir ao evento de carro ou moto, o estacionamento estará disponível nas seguintes vias:
- Rua Joaquim Sarmento
- Avenida Eduardo Ribeiro (entre as ruas 24 de Maio e 7 de Setembro)
- Rua Barroso (entre 24 de Maio e 7 de Setembro)
- Rua Costa Azevedo (entre 24 de Maio e Saldanha Marinho)
- Rua Saldanha Marinho (entre Getúlio Vargas e Lobo D’Almada)
- Rua Monsenhor Coutinho
Operação integrada para segurança
O Detran-AM atuará em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PCAM) e Corpo de Bombeiros (CBMAM) para garantir um Réveillon seguro tanto no Largo quanto em outras áreas de Manaus.
“Reforçamos a importância de um trânsito seguro: se for beber, não dirija. Utilize os equipamentos de segurança e não permita que pessoas sem habilitação conduzam veículos. A segurança no trânsito começa com cada um de nós”, concluiu Wendell Waughan.