Logo OPA - nova

Rios do Amazonas Apresentam Sinais de Enchente Com Diferentes Intensidades

Rios do Amazonas Apresentam Sinais de Enchente Com Diferentes Intensidades

Compartilhe esta notícia!

Os principais rios do Amazonas estão em processo de enchente, com destaque para o aumento do Rio Purus e a menor elevação no Rio Madeira. Já o Rio Negro, em Manaus, teve um aumento de 45 centímetros nos últimos dias. Além disso, os outros 61 municípios do estado também estão enfrentando a situação de emergência devido à elevação dos níveis dos rios. Na região do alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira, o rio registrou um aumento de 52 centímetros nos últimos cinco dias. Por outro lado, na porção média da calha, no município de Barcelos, foi observada uma descida de 8 centímetros. Em Manaus, no mesmo período, houve um aumento de 45 centímetros no nível do rio.

No rio Juruá, a estação de referência em Itamarati registrou uma subida de 1,84 metro. Nas proximidades da nascente da calha, em Guajará, vizinha de Cruzeiro do Sul, no Acre, o rio subiu 0,49 metro nos últimos cinco dias, enquanto em Ipixuna a elevação foi de 1,48 metro, devido às variações esperadas durante a transição das estações. Na calha do Purus, a estação de referência próxima à foz do rio, no município de Beruri, registrou um aumento de 67 centímetros nos últimos cinco dias, o que era esperado para o momento. Por outro lado, na calha do Madeira, localizada em Humaitá, a elevação foi de apenas dois centímetros, a menor entre todas as calhas.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas