Logo OPA - nova

Secretário da Sedurb apresenta ações de reassentamento no Amazonas durante abertura do Encontro Nacional da Defesa Civil

Secretário da Sedurb apresenta ações de reassentamento no Amazonas durante abertura do Encontro Nacional da Defesa Civil

Compartilhe esta notícia!

Durante a abertura do 1º Encontro do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil (Congepdec 2025), nesta quarta-feira (23/04), o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, apresentou as principais ações de reassentamento conduzidas pelo Governo do Amazonas. As iniciativas visam reduzir riscos à população residente em áreas vulneráveis. O evento ocorre no Centro Cultural Povos da Amazônia, zona sul de Manaus, e segue até sábado (26/04), reunindo especialistas, pesquisadores e autoridades de todo o país ligadas à proteção e defesa civil.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou virtualmente da solenidade de abertura, que também foi marcada pela entrega da medalha “Mérito de Proteção e Defesa Civil Drª Rosemary Costa Pinto”. Entre os homenageados, o secretário Marcellus Campêlo foi agraciado em reconhecimento à sua contribuição significativa na gestão de riscos, redução de vulnerabilidades e fortalecimento da resiliência nas comunidades amazonenses.

À frente de programas estratégicos executados pela Sedurb e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Campêlo coordena ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e da segurança da população, especialmente em áreas com riscos socioambientais.

“Temos uma forte atuação em parceria com a Defesa Civil, principalmente em territórios vulneráveis. Os programas desenvolvidos têm como objetivo retirar famílias de áreas de risco, garantindo moradia digna e segura. Nosso compromisso é proteger vidas e promover a dignidade, alinhados com as diretrizes do governador Wilson Lima”, afirmou o secretário.

Entre os principais projetos sob sua coordenação estão o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamim+), o Programa de Saneamento Integrado (Prosai) – com obras finalizadas em Maués e em execução em Parintins – e o programa Amazonas Meu Lar. Essas iniciativas englobam obras de urbanização, habitação, saneamento e reassentamento de famílias, contribuindo diretamente para a redução de riscos e para o desenvolvimento urbano sustentável.

Com essas ações, o Governo do Amazonas vem fortalecendo a proteção das populações mais vulneráveis, especialmente aquelas expostas a alagamentos, deslizamentos e outras ocorrências típicas de áreas urbanas em expansão desordenada. Além disso, as iniciativas ampliam a capacidade de resposta do Estado e consolidam uma gestão de riscos mais eficiente.

Sobre a Medalha

Instituída pelo Decreto nº 43.155/2020, a medalha “Mérito de Proteção e Defesa Civil Drª Rosemary Costa Pinto” é uma honraria concedida a profissionais e personalidades que atuam de forma expressiva na promoção da resiliência, segurança das populações vulneráveis e fortalecimento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil do Amazonas.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas