A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) foi beneficiada com um repasse de R$ 1 milhão destinado à atualização da Sub-região do Purus no Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do sul do Amazonas. O recurso foi concedido pela Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) durante a reunião plenária da Comissão Estadual do Zoneamento Ecológico-Econômico (Cezee/AM), realizada nesta terça-feira (16/07) na Avenida Urucará, bairro Cachoeirinha, em Manaus.
Sandro Amazonas, chefe do departamento de Diversificação Econômica da Sedecti, destacou a importância da reunião, a primeira do Cezee/AM em 2024, para o avanço dos trabalhos de atualização do ZEE. “O processo de zoneamento na sub-região do Purus começou em 2011, mas não foi homologado na época. Com o prazo de dez anos expirando, estamos comprometidos em atualizar e homologar o planejamento até janeiro de 2026″, explicou.
Lucas Macedo, secretário-executivo adjunto de Regularização Fundiária da Sect, reforçou o compromisso da secretaria com o desenvolvimento sustentável da região. “Através da atualização do ZEE, estamos colaborando para promover a regularização fundiária e apoiar o crescimento sustentável no sul do Amazonas”, afirmou.
Este investimento é parte de um esforço mais amplo para garantir que a gestão do território na Sub-região do Purus esteja alinhada com as práticas de desenvolvimento sustentável e conservação ambiental.