A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) conduziu um seminário focado em bioeconomia e desenvolvimento de negócios sustentáveis, integrando a programação da 45ª Expoagro. Realizado na quarta e quinta-feira (06 e 07/12), o evento reuniu especialistas da academia, setor privado, sociedade civil e governo para debater estratégias e avanços nas cadeias produtivas da bioeconomia.
O coordenador do Núcleo Estadual de Fronteira do Amazonas, Guilherme Villagelim, destacou o objetivo do seminário de impulsionar a bioeconomia no estado, abordando temas como digitalização de negócios e escalabilidade de produtos locais. Glauco Francesco, da Karú Amazon, enfatizou a relevância do encontro para conectar os diferentes atores da cadeia produtiva e transformar desafios em soluções sustentáveis.
Os painéis do seminário abordaram tópicos estratégicos como bioeconomia digital, valorização de bioprodutos, propriedade intelectual no contexto amazônico e alternativas além do extrativismo, contribuindo para a discussão sobre o futuro sustentável da região.