A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), distribuiu mais de duas toneladas de alimentos às famílias das comunidades Santa Cruz e Barreira da Missão de Baixo, no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), na última segunda-feira (16/12). Essa entrega eleva o total para mais de sete toneladas de produtos agrícolas adquiridos e distribuídos nos últimos 30 dias, beneficiando diretamente 138 famílias da região.
“O Programa de Aquisição de Alimentos está presente em 56 dos 62 municípios do Amazonas e, neste ano desafiador marcado pela severa estiagem, garantiu a segurança alimentar necessária para que nossa população enfrentasse e superasse esse período crítico. É determinação do governador Wilson Lima atender às necessidades em qualquer localidade do estado, e estamos cumprindo essa missão,” afirmou Daniel Borges, secretário de Estado da Produção Rural.
Na Comunidade Santa Cruz, a entrega contou com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), resultando na distribuição de 2,2 toneladas de alimentos: 985 kg de jerimum, 483 kg de macaxeira, 84,5 kg de banana-maçã, 194 kg de banana-prata e 541 kg de banana-pacovã. Os produtos foram adquiridos diretamente de agricultores locais, com um investimento de R$ 16.124,50.
A logística de distribuição foi organizada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Médio Rio Solimões e Afluentes (DSEI), que atua na promoção da saúde dos povos indígenas, respeitando suas especificidades culturais.
Anteriormente, nos dias 18 de novembro e 12 de dezembro, o PAA já havia distribuído cinco toneladas de alimentos na Comunidade Barreira da Missão de Baixo, beneficiando 30 famílias. Entre os produtos entregues estavam macaxeira, jerimum, banana-pacovã, farinha de mandioca e banana-prata. Sete agricultores participaram do fornecimento, com um investimento de R$ 14.519,99.
Sobre o PAA
Coordenado pela Sepror no Amazonas, o Programa de Aquisição de Alimentos é uma iniciativa do Governo Federal voltada para fortalecer a agricultura familiar, gerar emprego e renda, além de dinamizar a economia local. O programa também busca garantir o acesso aos alimentos, contribuindo para a redução da insegurança alimentar e nutricional.