Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), promove uma programação especial dentro da 1ª Semana Nacional da Saúde. As atividades acontecerão entre os dias 9 e 11 de abril (quarta a sexta-feira), na sede da SES-AM, nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e à Melhor Idade (Caimis), além de unidades como SPAs, Policlínicas, Hospitais e Maternidades localizadas nas zonas sul e norte de Manaus.
A iniciativa é coordenada pelo Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), que busca fortalecer a integração entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, contando também com a participação de entidades públicas e privadas da área da saúde.
Durante a solenidade de abertura do evento, realizada na segunda-feira (07/04) no TJAM, a secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou a importância do Fonajus como espaço de diálogo e construção coletiva para um sistema de saúde mais justo e acessível no Amazonas.
“O Amazonas tem suas particularidades, e fazer saúde no nosso estado é desafiador. Quando conseguimos reunir diferentes perspectivas — inclusive o olhar jurídico técnico — para discutir soluções, quem ganha é a população. Estou muito otimista com os próximos passos e caminhos que todos aqui vão trilhar”, destacou a secretária.
Programação educativa e inclusiva
A programação da SES-AM inclui diversas atividades educativas voltadas a pacientes e profissionais da saúde, com o objetivo de promover conhecimento, autocuidado e bem-estar. As ações acontecem das 8h às 12h e das 14h às 17h, e incluem:
- Orientações nutricionais com exposição de alimentos;
- Palestras sobre saúde mental;
- Práticas integrativas, como aromaterapia e reflexologia.
Agenda por dia
Na quarta-feira (09/04), as atividades serão realizadas no Caic Alexandre Montoril (Petrópolis), na Policlínica Codajás, no Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Sul (Cachoeirinha), e no SPA Zona Sul (Colônia Oliveira Machado). Entre os temas abordados estão alimentação saudável e práticas integrativas de cuidado.
Na sexta-feira (11/04), a programação contempla palestras sobre nutrição e saúde mental, incluindo o tema “Cuidando da mente – Estratégias para prevenir o Burnout”, apresentada em formato de exposição dialogada. As ações ocorrerão no Caimi André Araújo (Nova Cidade), Hospital Francisca Mendes, Maternidade Dona Nazira Daou (Cidade Nova 2), Policlínica João dos Santos Braga, SPA Eliameme Rodrigues Mady e Maternidade Azilda da Silva Marreiro (Nova Cidade).
Sobre a iniciativa
A Semana Nacional da Saúde no Poder Judiciário foi instituída pelo CNJ por meio da Resolução nº 576/2024, com foco na promoção da saúde e da cidadania, especialmente entre grupos em situação de vulnerabilidade. A ação é articulada pelo Fonajus e reforça o compromisso com políticas públicas integradas e voltadas ao bem-estar da população.