Ferramentas de análise de dados e implementação de programas de resposta rápida no policiamento ostensivo, preventivo e investigativo, promovidos pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), têm sido fundamentais para auxiliar as polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) no combate à criminalidade. Um exemplo de sucesso é o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, conhecido como “Paredão”, que ajudou a reduzir em mais de 50% os crimes de roubo e furto de veículos no estado.
Além do “Paredão” e do RecuperaFone, recentemente implantado pela SSP, a Secretaria conta com outros serviços monitorados pelo Centro Integrado de Tecnologia da Informação e Comunicação (Citic). Um dos destaques, segundo o Coordenador Técnico de Sistemas do Citic, Cabo PM R. Motta, é o sistema de atendimento e despacho de ocorrências do 190, que garante uma resposta mais rápida das forças policiais e de outros serviços de emergência aos locais dos crimes.
“Quando recebemos chamadas pelo 190, as informações são registradas, processadas e enviadas para as viaturas, que se deslocam até o local. Após o atendimento, esses registros são contabilizados e apresentados em forma de estatísticas, ajudando a gestão da segurança pública a atuar de maneira mais eficaz”, explicou Motta.
Além de fortalecer as operações das forças de segurança, a área de tecnologia da SSP-AM permite uma abordagem mais proativa e orientada por dados.
“Nosso setor, a Supervisão de Sistemas e Desenvolvimentos, opera tanto com sistemas próprios quanto com soluções adquiridas de terceiros. Esses recursos são amplamente utilizados por todas as forças de segurança para melhorar a gestão operacional, como o direcionamento de tropas e viaturas”, acrescentou Motta.
Entregas do Citic
Com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão, o Citic está desenvolvendo uma nova ferramenta para a Ouvidoria da SSP-AM, permitindo que a população possa registrar sugestões e denúncias.
“Estamos finalizando uma ferramenta para a Ouvidoria da SSP-AM, que permitirá à sociedade registrar manifestações e sugestões para aprimorar o trabalho da segurança pública”, concluiu Motta.