A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Anderson Conceição (IIACM), realizou nesta quinta-feira (14/11) uma ação de cidadania, direitos humanos e igualdade, atendendo mais de 100 pessoas em situação de rua com a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A atividade, chamada Ação Integrada às Pessoas em Situação de Rua, foi coordenada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
A desembargadora do TJAM e responsável pelo projeto, Joana dos Santos Meirelles, expressou gratidão pela colaboração do Governo do Estado do Amazonas, por meio da SSP-AM, na execução dessa ação social.
“A relevância dessa ação se dá pelo fato de ser direcionada exclusivamente para a população em situação de rua. Graças à parceria com o Governo do Amazonas, por meio da SSP, estamos conseguindo realizar este atendimento, pois há uma grande demanda por documentos de identidade. Sem esse documento, eles não conseguem acessar benefícios. Fico muito satisfeita com a adesão e a disponibilidade do Instituto de Identificação para essa ação”, afirmou a desembargadora.
O diretor do IIACM, perito Mahatma Porto, destacou a importância da CIN para as pessoas em situação de rua, pois facilita o acesso à cidadania e a obtenção de direitos básicos.
“Estamos participando desse evento voltado para a população em situação de rua, com a coordenação do TJAM e o apoio da SSP-AM, por meio do Instituto de Identificação. Esses atendimentos estão sendo realizados com maior agilidade, considerando a vulnerabilidade dos participantes, para que eles possam obter sua documentação o mais rápido possível”, explicou Mahatma.
Esperança
Há mais de 20 anos vivendo nas ruas, Diego de Souza compareceu ao evento com a esperança de conseguir sua carteira de identidade. “Moro na rua há mais de 20 anos e estou tentando arrumar um emprego. Estou muito ansioso para retirar o meu documento e mudar minha situação”, contou.