Logo OPA - nova

Unidades Móveis de Saúde chegam à zona norte de Manaus com 4,2 mil exames disponíveis a partir de segunda-feira (13/01)

Unidades Móveis de Saúde chegam à zona norte de Manaus com 4,2 mil exames disponíveis a partir de segunda-feira (13/01)

Compartilhe esta notícia!

As Unidades Móveis de Saúde e Tomografia do Governo do Amazonas iniciarão atendimentos na zona norte de Manaus a partir da próxima segunda-feira (13/01), permanecendo até o dia 7 de fevereiro. No interior, a unidade móvel que atende atualmente em Iranduba (a 27 quilômetros da capital) continuará no município até 31 de janeiro, seguindo posteriormente para Manacapuru e Novo Airão (localizados a 68 e 227 quilômetros de Manaus, respectivamente).

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a meta para a zona norte é realizar cerca de 4.200 exames, incluindo ultrassonografias, mamografias e tomografias. As unidades estarão localizadas no estacionamento da Maternidade Azilda Marreiro, na avenida Sumaúma, bairro Monte das Oliveiras.

O projeto das Carretas de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) tem como objetivo ampliar o acesso da população a exames de imagem de alta complexidade na rede pública. Segundo Nayara Maksoud, um dos resultados mais expressivos dessa iniciativa foi a eliminação da fila de espera para mamografias no sistema de regulação.

Os atendimentos, voltados exclusivamente para adultos, serão realizados por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na zona norte, a Carreta da Saúde oferecerá 2.200 exames, sendo 1.200 ultrassonografias e 1.000 mamografias. Já a unidade de Tomografia disponibilizará 2.000 exames. “A zona norte é uma das regiões mais populosas de Manaus, e nossa intenção é alcançar um número significativo de moradores”, destacou a secretária.

Antes de chegar à zona norte, as unidades encerram sua programação na zona oeste nesta sexta-feira (10/01), atendendo no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na avenida Brasil, bairro Compensa. Dados preliminares indicam que, no local, já foram realizados 2.175 exames, incluindo 186 mamografias, 1.039 ultrassonografias e 950 tomografias. Em Iranduba, a previsão é que sejam realizados 2.470 exames até o final de janeiro.

“Com as Carretas, o Governo do Amazonas leva serviços mais próximos da população, atingindo locais onde o acesso é limitado. Estamos, neste momento, com ações voltadas para a região metropolitana, mas planejamos expandir para outras cidades em breve”, afirmou Nayara Maksoud.

Serviços Disponíveis

As Unidades Móveis de Saúde oferecem ultrassonografias de abdômen total, abdômen superior, tireoide, mama, próstata via abdominal, aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.

Já na Carreta de Tomografia, estão disponíveis exames de tórax, abdômen, crânio, pelve, extremidades e colunas cervicais, torácicas e lombossacrais.

Fique por dentro

Receba as últimas notícias do Amazonas, sobre política, meio ambiente e muito mais, sem notícias tendenciosas ou sensacionalistas.

    Ao clicar em Cadastrar, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

    Notícias Relacionadas