O governador Wilson Lima enfatizou, durante um encontro com empresários nesta terça-feira (14/04), que a operação de potássio em Autazes, no Amazonas, já é uma realidade no estado. Ele destacou que, junto com a exploração do gás natural, a exploração do potássio faz parte das novas matrizes econômicas incentivadas pelo governo estadual como alternativas econômicas para a região.
O evento ocorreu durante o encontro do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) em Nova York, nos Estados Unidos, com o objetivo de gerar negócios e impulsionar investimentos no Brasil. Wilson Lima ressaltou que, de acordo com a empresa Potássio do Brasil, o projeto de exploração do minério prevê a operação mais sustentável do mundo, com redução de emissões de gases de efeito estufa, sem desmatamento de novas áreas e atendendo às condicionantes ambientais do estado.
Para o governador, é fundamental pensar no desenvolvimento socioeconômico e ambiental do estado para os próximos anos, com foco em ações que tragam melhorias para a população.
“O Estado do Amazonas está adotando uma abordagem inovadora, vinculando a geração de créditos de carbono a indicadores sociais, melhorando assim a vida das comunidades onde os projetos estão sendo implementados”, ressaltou Wilson Lima. “Com relação ao potássio, estamos avançando para que esta seja a operação mais sustentável do mundo. Isso é importante para mudar a realidade das pessoas que vivem em Autazes e no Amazonas”, completou o governador.
Além disso, durante o mesmo dia, Wilson Lima se reuniu com o CEO e fundador da empresa Potássio do Brasil, Stan Bharti, e com a CEO e fundadora da CD Capital, Carmel Daniele, acionista da Potássio, para discutir o avanço do projeto de exploração do minério no Amazonas.