O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou nesta quarta-feira (06/11) de uma reunião virtual promovida pelo Fórum Nacional de Governadores para discutir a reforma tributária. A comissão do fórum visa levar ao Congresso sugestões que assegurem a autonomia dos estados e municípios, especialmente com a criação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
A equipe técnica do estado acompanha de perto essas discussões, focando na preservação dos empregos gerados pela Zona Franca de Manaus, um modelo econômico que pode ser impactado pelas mudanças da reforma tributária.
Durante a reunião, um dos pontos abordados foi a estrutura de governança do Comitê Gestor do IBS, conforme previsto no Projeto de Lei Complementar 108/2024, que visa coordenar a arrecadação e distribuição do imposto entre os estados e municípios. A proposta está em tramitação no Senado, e a comissão dos governadores quer assegurar que esse modelo não afete negativamente as finanças locais.
Além do governador Wilson Lima, participaram os governadores Renato Casagrande (Espírito Santo), Rafael Fonteles (Piauí) e Mauro Mendes (Mato Grosso), além de secretários de Fazenda e procuradores estaduais, todos membros da comissão dentro do Fórum de Governadores dedicada à reforma tributária.